Uma criança curiosa, tenho!
- Dilnei Dalpian
- 7 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Estes últimos meses foram agitados, tumultuados, muitas tarefas que vou acumulando entre aumento de funções no trabalho, novos compromissos pessoais, novas demandas relacionadas à Alícia, onde sempre procuro disponibilizar um tempo todo dia para me dedicar a ela, brincar, correr, cozinharmos juntos, como é possível ver no link: https://www.instagram.com/euealiciaigsh=MWk1MTRvOXZnOTZtcQ%3D%3D&utm_source=qr.

Com todas as atividades do dia-a-dia do trabalho, casa, escolinha, tempo com a Alícia, roupas- enfim se fosse citar todas demandas certamente a lista ficaria longa, mas ao mesmo tempo que tenho todas estas demandas sempre separo um tempinho para planejar as atividades e ficar observando a Alícia, como ela brinca, como são sua atitudes para poder ir conversando com ela e ir orientando para o que eu acredito que seja o certo, claro algumas coisas deixo passar justamente para ir percebendo e aprendendo sozinha, e isto é algo que me surpreende a velocidade que ela aprende e coloca em prática, ela ainda é uma criança de 3 anos é claro que muitas vezes ela se comporta como eu não gosto, mais sei que ela já tem seu temperamento, suas vontades e nem sempre são as mesma que a minha, estando tudo certo pois é isso que quero que ela seja quando adulta; tenha vontade, defenda suas ideias, seja persistente, que não aceite um não, buscando uma solução...
O mais interessante é como tudo isso vai cabendo dentro da cabeça tantas rotinas, afazeres, horários, isso para tal dia, outras coisa para hj. Isso não é exclusivo meu; muitas mães e pais enfrentam o mesmo desafio, isso vai enchendo a nossa cabeça e muitas vezes não temos com quem dividir tarefas do dia-a-dia trazendo um cansaço mental, e como aliviar este cansaço? pois bem também não sei! Sei que fazendo listas, colocando lembretes na geladeira ou no celular ajuda a não esquecer, já é alguma coisa não esquecer né, haha.
Eu tenho sorte de ter uma criança curiosa, sendo palavras dela, só olhar no vídeo.
Tenho sorte de que ela sempre esteja ao meu lado, consertando uma porta, dobrando roupa, da maneira dela, mas sempre perto, e já sendo independente em muitos aspectos, muitas vezes só solicito alguma coisa ela vai lá e faz, ajudando nas pequenas tarefas, eu acredito que toda essa curiosidade tem que ser alimentada, assim fazendo a criança ser mais independente e ativa, não vou mentir que as vezes só quero que ela fique quieta, quem nuca!!!
Hoje a Alícia tem 3 anos e 5 meses, mas se demonstras sendo muito ativa, curiosa, sabendo se fazer entender com suas próprias decisões, cabendo ao papai ver a melhor forma de administrar a situação e muitas vezes tendo mil outras coisas na cabeça, e não vou mentir quanta raiva já passei, mas ai lembro que eu sou o adulto e tenho que achar uma maneira para ela entender o que precisa ser feito e o motivo.
O mais importante de tudo é estamos continuando e sendo felizes Eu&Alícia, onde vamos encontrando formas de estarmos conectados e aproveitando a vida!!
Comentários