top of page
Buscar

O dar conta que não existe!

  • Foto do escritor: Dilnei Dalpian
    Dilnei Dalpian
  • 16 de fev.
  • 2 min de leitura
ree

Há 3 anos e 6 meses comecei a minha jornada de pai solo, onde tive que ir aprendendo conforme iam passando os dias e as intermináveis noites sem dormir se acumulavam, algumas pessoas que me viam todo dia deviam pensar que era um zumbi(como dá para perceber na foto com a Alicia pequena). Hoje olho para atrás e vejo que consegui fazer o meu melhor dentro das possibilidades.

Ao longo deste tempo muitos me perguntavam como eu dava conta, também ouvi que não precisava ser o "supermam"( pouco sabia que eu estava só o pó, mas eu precisava continuar). Desde do inicio, comecei a me perguntar: o que era "dar conta"? vocês já se perguntaram o que isso significa, qual o verdadeiro conceito?

É meio ilógico achar que conseguimos dar conta de tudo. Conforme foram passando os meses fui percebendo quanta coisa a Dani precisava se preocupar em casa, ainda mais com a chegada da Alícia, nos primeiros meses de vida dela. Cada vez mais fui me preocupando em dar conta, eu já percebia que não estava conseguindo, ainda mais com privação de sono, mas continuei aprendendo, dando o meu melhor possível e isso fez abrir a minha cabeça, não é possível dar conta de tudo, ninguém consegue.

Primeiramente que as vezes dependemos de outras pessoas. Depois porque não podemos estar em dois lugares ao mesmo tempo ou desempenhar varias funções simultaneamente. Se acha que consegue tente limpar a casa, fazer almoço e brincar com uma criança, talvez até de certo, mas algumas das tarefas não serão bem realizadas.

Após observar isso pensei como juntar tudo isso, primeiro estabeleci a prioridade(no singular, se for no plural não é mais prioridade) Depois pensei como posso fazer para juntar a prioridade com as demais demandas, claro que rotinas ajudam a organizar tudo isso, eu digo que são fundamentais para o bom funcionamento do dia-a-dia.

Vou exemplificar aqui: A prioridade eu estabeleci sendo a Alícia, e a rotina é então perto das18 vou buscar ela e fico brincando por uns 45 minutos com ela, após isso vou providenciar a janta e se conseguir incluir ela melhor senão, vou ter arranjar alguma coisa entreter ela, após tudo arrumado hora do banho e ficar mais com ela até dormir. Claro se fugir da rotina tudo certo, as vezes não tem como segui-la.

Mas acredito que o segredo para o tal dar conta de tudo é saber que na verdade não consigo e alguma coisa não conseguirei fazer. Muitas vezes nos cobramos por algo que está fora do nosso alcance, isso não faz bem para nós, ainda mais para quem já tem muitas preocupações, só faz aumentar a carga mental que possuímos. Enquanto temos que diminuir essa carga mental para aproveitarmos mais os momento que a vida nos proporciona, um simples por do sol, ou brincar de quebra cabeça com seu filho.

Em resumo nunca conseguirei dar conta de tudo, sempre irá ter algo que não estarei prestando atenção ou fazendo, mas o importante é não me cobrar por isso e a final quem consegue dar conta de tudo?

Muitas vezes colocamos rótulos ou imaginamos momentos perfeitos, que nunca alcançamos, eu decidi e pretendo transmitir para a Alícia em parar e aproveitar o momento, que este não volta. Como no video cantando barbie girl.



 
 
 

コメント


EU&ALÍCIA

bottom of page