top of page
Buscar

Entre Vestidos e Porquês: A Vida com Alícia

  • Foto do escritor: Dilnei Dalpian
    Dilnei Dalpian
  • 20 de out. de 2024
  • 3 min de leitura
ree

Cada dia que passo fica cada vez mais encantado com a menina que tenho, minha pequena Alícia, sempre surpreendendo com sua alegria, inteligência e principalmente a sua disposição, impressionante de onde tira tanta energia as vezes brinco que as baterias dela são melhores que da Durecell. Ao mesmo tempo que vou ensinando ela, ela também está me ensinando, descobrindo novas formas de enxergar.

Atualmente ela está na fase do por que, de onde menos se espera vem um por que e não aceita qualquer resposta, tem que ser uma que ela. Certas hora ela faz algumas perguntas que nem eu tenho resposta, como o por que da mãezinha estar no céu (uma pergunta do nada, sem ter alguma relação com o que ela estava fazendo), nessas horas percebo que nunca irei estar preparado para tudo que ela irá me pedir ou demanda de mim, mas também aprendi a não me cobrar por isso e sim fazer ela participar da descoberta, fazendo ela estar junto para na descoberta, tocando se possível.

Ao longo da minha jornada, fui estudando, tenho mais conhecimento sobre ser pai, onde aprendi que a criança é muito curiosa, que tem muitas coisas para descobrir e a forma como tratamos isso na infância influencia diretamente na pessoa adulta que ela será. Se ela saberá lidar com suas emoções, como ela aceitará desafios da vida.

ree

Ao mesmo tempo que ela está tão curiosa, também está cada vez mais vaidosa, isso era uma dúvida que eu tinha, como seria isso para ela, pois não teria a referencia da mãe Dani para mostrar sobre as maquiagens, vestidos, sapatos e todo o restante desde mundo que não me pertencia. Hoje de alguma forma ela tem a sua vaidade, muito forte por sinal, onde já sabe passar batom(muitas vezes fica muito bem passado), pintar as unhas e o usar o tal do vestido, todo dia quando acorda ou chega escolinha vem a pergunta: posso usar vestido? Certo dia falei que não, que ia ficar com a roupa que estava e adivinhem o que ela fez? Ela foi para o quarto, fechou a porta e depois de m tempo apareceu de vestido, sapatilha e batom(foto ao lado). O que me impressiona é que até então ela não sabia tirar a camiseta, ou seja ela aprendeu para conseguir o seu objetivo, colocar o vestido. Isso para demostrar a vaidade desta menina, que consegue aprender algo para usar o vestido, ou seja ela poderia ter aceitado meu não e ficado assim, mas resolveu achar uma solução e claro que deixei ela com o vestido, de certa forma eu enxergo como uma recompensa por ela ter encontrado uma solução e isso inspirando para desafios futuros, achar uma solução usando a sua imaginação ou aprendendo algo novo.

Só para demostrar um pouquinho mais desta vaidade, outro dia tinha dia das cores na escolinha, no dia só podia ir com uma cor. No dia anterior fui buscar ela como faço todos os dia, no momento que entrou no carro já começou, papai amanhã tem festa das cores, eu vou de meia-calça, vestido amarelo.... ou seja já tinha tudo montado na cabeça, eu fui questionado e falei, mas o vestido amarelo está sujo, não lavei ainda; nestas horas percebo como ela acha solões rápidas para alcançar o objetivo, ela simplesmente me responde, mas papai você lava rapidinho e seca, ai amanhã posso usar. Tudo isso para usar o vestido de prenda amarelo, que ela adora(praticamente é lava, seca e usa).

Trago aqui só um pouquinho do me deixa cada vez mais encanto com a Alícia, sempre surpreendendo e sendo muito ativa e alegre.







 
 
 

Comentários


EU&ALÍCIA

bottom of page